Coisas que um Designer Gráfico precisa saber… e fazer… ou não fazer

1)     A inspiração não vem com o vento; ela é movida e anda conforme o sentimento. Escute seu cliente, entre em sua mente e percebe o que ele sente, o que quer, o que ele precisa, o que ele pode. Estude sobre os signos, psicologia.

2)     Determine sua área de trabalho mas lembre-se que áreas brancas ajudam a “respirar” os olhos. Estude sobre minimalismo.

3)     Nunca aplique em um trabalho fundo azul e letras vermelhas ou vice-versa. Cores quentes e frias brigam entre si e quem perde é seu cliente. Estude sobre cores.

4)     Atenção com fontes manuscritas. Usualmente elas possuem um tamanho mínimo fora de padrão prejudicando a legibilidade do texto. Estude sobre tamanhos. Aproveite e estude: proporção.

5)     Leia revistas com as imagens. Veja os anúncios, as chamadas, as charges. Brinque com cliparts. Estude desenho, traço, pintura. Rabisque.

6)     Pesquise sobre Miro, Hundertwasser, Keith Harring, Gaudi, Oscar Niemeyer, Francisco Brennand, Esher. Estude sobre art-nouveau.

7)     Os melhores designers gráficos são arquitetos. Estude sobre a arquitetura, linhas e curvas.

8)     Faça assinatura de revistas técnicas. Estude sobre as tendências de mercado.

9)     Conheça os programas, técnicos ou não. Saiba muito de pelo menos dois. Tenha noções básicas de pelo menos outros dois. Saiba pelo menos abrir pelo menos dois. Estude inglês.

10)Não tente “incutir” a fonte Comic Sans para seu cliente “advogado”. Existem padrões que, por mais inovador que vc queira aparecer, você não conseguirá transpor. Estude sobre o sentimento de cada fonte.

11)Quando estiver digitando, digite. Não tente adivinhar pelo tato onde estão as letras do seu teclado. Olhe para o teclado. Pare e respire. Olhe para o monitor. Leia o que você teclou, sem pressa. Revise lendo novamente em voz alta, sílaba por sílaba. Estude as novas regras do português.

12)Entenda sobre o conteúdo do seu trabalho. Procure imagens, preferencialmente definitivas. Tenha um banco de imagens.

13)Elabore o lay-out. Posicione imagens, defina fonte, diagrame o texto, crie o pano de fundo (lembre-se das “áreas brancas”). Use F9. Respire fundo. Olhe para sua arte. Sem pressa. A arte perfeita consiste em vários elementos em seu lugar sem brigar, onde vc vê tudo e nada agride. Ajuste o que lhe incomoda. Faça uma impressão mesmo reduzida. O seu estudo de proporção o ajudará nesta hora. Faça uma mini-boneca. Ajuste o que lhe incomoda. Enfim, vá para a impressão final, boneca final. Guarde os não aprovados. Estude sobre trabalhos finalizados.

14)Nunca deixe de pesquisar… estudar.

E se mais do que um designer gráfico, você almeja ser um Diretor de Arte, leia a matéria
Super Dicas de Direção de Arte“.